Doors Open 2014

Todos os anos em Toronto acontece o Doors Open, um evento em que muitos edifícios que geralmente não são abertos à visitação pública, abrem suas portas por um final de semana.
Esse ano o Doors Open aconteceu no fim de semana do dias 24 e 25 de maio, e eu e o Rafa fomos conferir.
Nós escolhemos apenas lugares que fossem no centro da cidade, porque eram perto de onde eu moro :D

O primeiro edifício que fomos conhecer foi o Canada Life Building, que é um escritório histórico no Canadá. O edifício que foi inaugurado em 1931, localiza-se no centro de Toronto, na University Avenue com a Queen Street.
Ele possui uma antena que dá a previsão do tempo, e que há alguns anos atrás, quando as pessoas não tinham celulares maravilhosos e 4G, era super útil para os cidadãos de Toronto.
A informação sobre o tempo é atualizada quatro vezes por dia, todos os dias pelo Centro de Temperaturas e Meio Ambiente do Canadá,  a antena funciona assim:
Verde constante = tempo claro.
Vermelho constante = nublado.
Vermelho piscando = chovendo.
Branco piscando = nevando.
Luzes indo para cima = temperatura esquentando. :)
Luzes indo para baixo = temperatura esfriando. :'(
Constante = temperatura constante.
Muito legal, né?
Essa antena, foi a primeira do seu tipo no Canadá e custou $25.000 dólares.
No décimo sétimo andar do edifício há um observatório que possui uma vista linda pra cidade, o observatório é aberto ao público apenas em eventos como esse, mas antigamente, quando era aberto ao público sempre, alguns estudantes iam para lá estudar, pois o lugar era calmo e vazio.

21

19

22

Osgode Hall

9

Outro edifício que tivemos o prazer de conhecer foi o Osgode Hall, que é um dos mais antigos edifícios de Toronto. É a casa do Tribunal de Recursos de Ontario, parte da Corte Superior de Justiça e da Sociedade de Direito do Canadá.
Apesar de fazer Ciências da Computação, eu já pensei muitooooo em fazer Direito, e acabei adiando esse sonho pro futuro (quem sabe né?), então para mim esse foi um lugar muito especial de conhecer.
As cortes do Osgode Hall revisam decisões tomadas por tribunais menores, e os recursos geralmente são ouvidos por 3 ou 5 juízes.
Dentro do Osgode Hall, eu pude ver:

The Rotunda/ Atrium
The Rotunda ou Atrium foi construído entre 1857 e 1860 pelos arquitetos Cumberland e Storm. A pedra nessa área da Rotunda é do mesmo tipo da que foi usada para construir a Torre de Londres.
6

10

Courtroom 3
Esse tribunal é também dos anos de 1850. Hoje é usado para a revisão de decisões de tribunais administrativos como escolas, comissões de policiais e municípios. As causas podem ser ouvidas por um juiz ou mais. A sala do tribunal foi recentemente restaurada e está similar ao que era originalmente.
Eu e outros visitantes tivemos a oportunidade de sermos juízes por um dia ! hahaha

1

Mais fotos do Osgode Hall:

2

4

7

15

16

17

18

City Hall

Eu também fui conhecer a prefeitura de Toronto, que é linda! Fui em um observatório no vigésimo sétimo andar, que apesar de ser mais alto e maior que o observatório do Canada Life Building, estava mais cheio de gente e eu não achei tão bonito e legal.
Também conheci o lugar onde o prefeito e os conselheiros da cidade tomam decisões, o que eu achei o máximo, porque nunca tinha estado numa prefeitura antes!

12

13

Old City Hall
Fui também no lugar onde era a antiga prefeitura de Toronto, e que fica do lado da mesma. Esse foi o único edifício onde era proibido tirar fotos. :(
O edifício que antigamente foi a prefeitura, hoje é a casa da Corte Municipal. Foi inaugurado em 1889 e seu design foi feito pelo arquiteto E. J. Lennox. Perto do fim do projeto, Lennox já havia gastado mais do que deveria portanto foi proibido de criar uma marca na estrutura como sua assinatura. Em resposta, ele colocou as letras do seu nome individualmente pelo edifício deixando uma assinatura menos óbvia. Ele também esculpiu muitas faces grotescas em pedras. Cada uma delas representando um dos conselheiros que trabalhavam na prefeitura na época. Entre elas, há uma face normal, a face de Lennox.
A primeira pessoa a testemunhar uma experiência com fantasmas na antiga prefeitura foi um dos juízes, que disse que ouviu passos andando atrás dele e que sentiu alguém tocando sua toga, quando não havia ninguém lá.
Empregados da manutenção e limpeza se recusaram a trabalhar em certas partes do edifício.

Bem assustador, né?

Bom esse foi o Doors Open Toronto que eu tive a oportunidade de conhecer, o evento é maravilhoso, de graça e muito bem organizado! Gostaria muito que tivesse um Doors Open em São Paulo, minha cidade natal.
Mas participando do Doors Open daqui eu pude perceber o quanto que eu não valorizava a história da minha cidade, simplesmente, porque eu sempre achava que ia ter uma nova chance de conhecer, então acabava adiando. Aqui em Toronto, como meu tempo é limitado a 1 ano e 4 meses, quero aproveitar tudo ao máximo, e essa é uma das maiores lições que eu vou levar desse intercâmbio, não deixar escapar nenhuma oportunidade, porque elas podem ser únicas.

Deixe um comentário

