Kano Computer

Umas das coisas que eu estou trabalhando na minha pesquisa da UofT são tecnologias que ajudam crianças a aprenderem ciências da computação. Isso é muito mais importante do que eu pensava, porque quando as crianças além de aprender a usar o computador, aprendem como ele funciona e como elas podem programá-lo, isso faz com que elas passem de simples usuários para criadores, então podem usar toda sua imaginação e criatividade pra fazerem coisas incríveis.
Uma novidade bem legal nessa área, é o Kano computer.

Imagem

O Kano é um computador que não vem montado, quem tem que montá-lo é você. Ele foi feito para crianças, e quem deu a ideia inicial foi o sobrinho de um dos criadores do projeto, que disse que queria montar um computador, mas ele tinha duas exigências:
1.tinha que ser divertido – como montar peças de Lego
2.ele não queria ninguém ensinando ele, ele teria que conseguir fazer sozinho

E o Kano funciona exatamente assim, ele vem todo desmontado, e a criança tem que montar, instalar o Sistema Operacional, usar o prompt de comando para conectar na internet, ou acessar um vídeo no youtube, e além disso ela aprende a programar ao mesmo tempo em que joga Pong, Snake e Minecraft.
O Kano usa Raspberry PI, que eu já falei no blog aqui, e isso é dá um custo mais acessível pro computador, além de ser muito mais divertido para a criança.

Em um dos vídeos que eles mostram no site, um menino diz que se sentiu um super menino, porque ele fez um computador, outro diz que se sentiu um deus, haha. Então pelas crianças o Kano foi mais que aprovado.
Outra coisas legais sobre o Kano são:
1. ele é um projeto sem fins lucrativos;
2. ele é open software, então pode ser mudado e melhorado de graça.

Tecnologias como Raspberry PI e Kano, tem devolvido para crianças, adultos ou qualquer pessoa interessada, a beleza dos computadores, algo barato, open software e que começou e se desenvolve através da criatividade.
Nós nunca podemos esquecer que os primeiros computadores pessoais saíram de garagens, e não de universidades, ou super empresas, e o que eu realmente espero, é que no Brasil, Canadá, Reino Unido e em todos os lugares do mundo, mais e mais pessoas programem, mais projetos sejam software livre e que nós possamos desenvolver a computação que nós queremos.

Go Kano! :)

Para mais informações sobre o Kano computer, acesse o site deles: kano.me

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s