A experiência de participar de uma hackathon

Oi gente, tudo bem?
O Rafa, meu namorado, que também estuda Ciências da Computação na UofT e também está aqui pelo Ciências sem Fronteiras, aceitou o meu pedido de escrever aqui no blog como foi para ele participar pela primeira vez de uma hackathon e ainda por cima ganhar em primeiro lugar! (Que orgulho) <3

10806454_875099085833681_2351281420809455520_n

Moto360 – Smartwatch


“Oi gente, a Gabi pediu para eu escrever aqui sobre a Hackathon então eu vou contar um pouco de como foi a experiência desse final de semana! =)

Primeiramente, vamos falar sobre a Hackathon em si! O que é? Como funciona? Isso aqui tá parecendo o Globo Repórter mas enfim.

O que é?
A Hackathon é um evento onde diversos “hackers” juntam-se em times e fazem um produto, sendo ele um aplication, um site, o que eles quiserem! Nesse caso o tema da hackathon era esportes e tecnologias “wearable” que são basicamente dispositivos que você pode usar, por exemplo o smartwatch da foto acima que é um relógio que tem um sistema operacional Android nele! Portanto a nossa tarefa nessa hackathon era criar um produto que fosse relacionado a esporte e usasse essas tecnologias.

10552488_875790775764512_1840834598909279495_n

A pequena quantidade de sucos que tomamos enquanto trabalhávamos!

Como funciona?
Eu só posso falar sobre como foi essa Hackathon já que foi a primeira que eu fui, mas basicamente ela iniciou às 17h da Sexta-feira(14/11) e houveram algumas apresentações e formações de time para os que não tinham um time formado. No meu caso, eu e alguns colegas que estudaram e/ou trabalharam comigo durante o estágio de verão já estávamos com um time formado e uma ideia em mente para desenvolver. Portanto, logo que as apresentações acabaram, nós já começamos a decidir algumas coisas e botar a mão na massa! Um monte de outros times já estavam prontos também e ninguém queria perder tempo pois no domingo já teríamos que entregar algo!

Time HeatMap

Time HeatMap


Nós decidimos criar um Sistema de Monitoramento de Jogadores que ajudaria técnicos a analisar se as táticas que eles planejam estão sendo executadas corretamente.

Nessa Hackathon e acredito que em muitas outras, havia a opção de ficar no local onde ela ocorria pelo tempo que a gente quisesse para ficar trabalhando focados, então eu e o meu time acabamos ficando acordados trabalhando até umas 7h~7h30 da manhã do sábado, então fomos todos para casa dormir um pouco, cada um deve ter dormido em cerca de umas 3h e então todos voltamos para o local da Hackathon.

O Sábado era reservado somente para os times trabalharem em seus produtos, tendo a ajuda de alguns mentores da competição, sendo eles programadores experientes ou programadores representando cada empresa que havia patrocinado com produtos. Novamente meu time e eu passamos o dia inteiro trabalhando e aceitamos mais um integrante que estava sem time pois o time dele havia se desfeito pois ele era o único programador. Novamente nós acabamos ficando até de madrugada mas não tão tarde como na Sexta-feira pois no domingo seria o dia da apresentação e nós precisávamos estar menos cansados, portanto por volta de umas 3h da manhã nós fomos embora para descansar.

No Domingo era o grande dia, o dia em que teríamos que apresentar o nosso produto para quatro jurados e convencê-los de que o nosso produto era bom e tinha potencial comercial. Nós voltamos para o local da hackathon por volta das 10h da manhã, terminamos alguns ajustes de última hora e nos preparamos para a apresentação, pois nessa primeira etapa teríamos que apresentar nosso produto em menos de 3 minutos!
As apresentações se iniciaram por volta do 12h30 e o nosso grupo era um dos últimos a apresentar, enquanto esperávamos víamos um monte de projetos super interessantes, afinal eram 19 equipes participando da competição! O nervosismo só crescia com o tempo que passava. Mas tudo deu certo e acabamos sendo selecionados entre os três melhores times e iríamos para a fase final, que seria apresentar o projeto novamente mas agora para um único jurado que não estava no local ainda.
Nessa última etapa teríamos agora 5 minutos para apresentar e precisávamos formular uma apresentação melhor, pois um dos jurados havia dado algumas dicas antes de anunciar os 3 melhores times e nossa apresentação faltava praticamente tudo o que ele citou haha!
Então acabou chegando a hora e fomos o segundo dos três times a apresentar, não preciso falar que todo mundo no time estava super nervoso o que acabou fazendo com que a nossa apresentação não fosse das melhores, mas nosso produto compensou e nossa ideia foi escolhida a melhor da competição!
A experiência desse final de semana foi incrível e ao mesmo tempo cansativa, nós quase não dormimos e quebramos muito a cabeça, mas tudo acabou valendo a pena no final!”

Campeões!

Campeões!

Quero deixar meus parabéns ao Team Raisins, por terem ganhado o primeiro lugar nessa Hackathon e agradecer ao Rafa por ter compartilhado essa experiência conosco! :)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s