Dicas para aprender inglês sozinho

Eu aprendi inglês praticamente sozinha, sempre tive inglês na escola, mas não saia do básico verbo to be, eu tinha muito interesse em aprender inglês, porque eu queria viajar e sabia que saber mais uma língua já ajuda a conhecer um monte de países e te livra de apuros, mas também queria aprender para ter mais chances de conseguir um emprego, para cantar músicas dos cantores que eu gosto, ler livros na linguagem original que eles foram escritos, assistir filmes e séries sem legendas e por diversão! Porque aprender uma língua pode e deve ser divertido! :)
Bom, então aqui vai o jeito que funcionou comigo, não sei se é o melhor jeito para todas as pessoas, mas espero que vocês possam aproveitar uma ou outra dica!

1) Ache um bom livro de inglês

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Esse foi o primeiro passo pra mim, a escola onde eu estudava nos obrigou a comprar um livro de inglês x, e eu o usei muito. Esse livro apesar de ser bem básico me ensinou bastante vocabulário fundamental, verbos como: to speak (falar), to write(escrever), to eat (comer), to drink (beber), entre outros. Eu lembro que esse livro também ensinava algumas expressões como: “How often…?” (Com que frequência…?), “I am hungry /thirsty” (Estou com fome/sede), “I am going to bed” ( Estou indo dormir), entre outros.
São verbos e frases simples, que se você aprender não vai sair falando como um nativo, mas que são a base do aprendizado, o pontapé inicial!
Infelizmente eu não lembro o nome do livro de inglês que eu usei, mas acho que qualquer livro de inglês de nível 1, vai ensinar as mesmas coisas.

2)Aprenda com suas músicas preferidas

IMG_1060

Um dos meus cantores preferidos é o Michael W. Smith, ele é norte-americano, eu conheci ele através de um amigo do meu pai,  que nos presenteou com uma cópia do dvd que ele tinha comprado. Eu amei as músicas do Michael, mas tive um pequeno problema o dvd só tinha legendas em português, ou seja, eu sabia o significado das músicas, mas não sabia como cantá-las, e para uma pessoa que ama cantar como eu, isso é um pesadelo! haha Naquela época eu não tinha internet em casa (eu sei, parece loucura, mas eu não tinha internet haha), então eu não tinha como ir na internet e ver a letra da música em inglês, mas no fim das contas isso foi muito bom, porque eu desenvolvi o meu listening (o meu escutar), porque eu prestava bastante atenção como ele pronunciava as palavras e ia aprendendo.  Mas se você quiser pegar as letras na internet, você vai aprender do mesmo jeito, o importante é que com cada nova música você conhece uma palavra nova e isso faz com que o seu vocabulário aumente o que é fundamental para seu aprendizado.

3)Aprenda com seus filmes/séries preferidos

e-o-vento-levou

Assim como música, outro jeito divertido de aprender é com filmes e séries, você pode começar assistindo eles com legenda, e depois de assistir umas duas vezes com legenda, tente assistir de novo, mas dessa vez com a legenda e o audio em inglês. Eu sei que parece meio louco, mas deu muito certo pra mim. O meu filme preferido é “O vento levou” (sim eu sou uma pessoa estranha), e eu assisti ele milhões de vezes com legenda em português e milhões de vezes com legenda em inglês, e para mim o filme que tem umas 4 horas de duração, foi o meio pelo qual eu mais aprendi inglês e vocabulário.

4)Ache uma pessoa que saiba a língua para te ajudar

Teacher with apple

No começo do post, eu falei que eu tinha aprendido inglês praticamente sozinha, esse praticamente está lá porque os meus professores de inglês da escola sempre me ajudavam quando eu tinha alguma dúvida. Achar alguém pra te ajudar, te corrigir e praticar com você pode te fazer aprender muito mais rápido.

5)Leia livros infantis

o-THE-LITTLE-PRINCE-QUOTES-facebook

O bom dos livros infantis, é que eles tem palavras simples, estórias curtas e fáceis de entender, e podem nos ajudar a aprender mais vocabulário, a aprender como montar frases em inglês, concordância verbal, etc. Eu comecei lendo livros infantis, porque eram os únicos que eu conseguia ler, sem ter que ficar indo no dicionário de 5 em 5 minutos.

Essas são as minhas dicas para quem quer começar a aprender sozinho, pratiquem bastante, tenham paciência porque é uma estrada longa e se divirtam! <3

4 pensamentos sobre “Dicas para aprender inglês sozinho

Deixe um comentário

