Passagens

streetcar

Esse é o primeiro de uma série de posts que quero fazer sobre o transporte de Toronto, nesse explico quanto custa a passagem e quais são as formas de pagá-la.

O transporte em Toronto é feito pelo TTC (Toronto Transit Comission), e conta com linhas de metrô, ônibus e streetcar (uma espécie de bonde).

Passagens

Dinheiro
A passagem em Toronto custa 3 dólares, e aqui não há cobradores nos ônibus ou streetcars, então você tem que pagar 3 dólares certos, ou ficar sem troco.
Quando você entra no ônibus, streetcar e metrôs, você deposita esses 3 dólares em uma caixinha.
Nas estações de metrô há uma pessoa atendendo, então ela poderá te dar o troco, mas fique atento, porque geralmente as estações tem várias entradas e apenas uma possui um atendente.

Tokens
Outra forma de se pagar a passagem é comprando tokens. Tokens são fichas que você compra no metrô e em algumas lojas como a 7-Eleven, e sai um pouco mais barato do que pagar a passagem com moedas, além de ser mais confortável porque você não precisa se preocupar em ter o dinheiro certo.
Se eu não me engano, 5 tokens custam 13.5, enquanto que pagar 5 passagens com dinheiro sairia 15 dólares.

Day Pass
Day Pass é uma folha que te dá o direito de fazer viagens ilimitadas, nos ônibus, streetcars e metrôs, por um dia inteiro. Ele custa 11 dólares. E nos fins de semana e feriados 2 adultos podem usar o mesmo Day Pass.

Weeklypass
O weeklypass funciona do mesmo jeito que o Day Pass, mas ao invés de ser apenas um dia, você pode usá-lo de domingo a segunda. Então preste bem atenção quando for compra-lo pra não ter que esperar até domingo para começar a usá-lo.
Ele custa 39.25 e é individual.

Metropass adulto e metropass estudante
O metropass é a mesma coisa só que funciona para o mês inteiro, então você paga um valor no cartão e faz viagens ilimitadas durante o mês todo.
O metropass adulto custa 133.75 e o metropass de estudante custa 108.
Porém para usar o metropass de estudante, é necessário fazer uma carteirinha de estudante do TTC, para fazer essa carteirinha os estudantes devem levar sua carta de matrícula ou imprimir a tabela de aulas do site da Universidade, para confirmar que eles são estudantes, para a estação Sherbourne do metrô, que tem uma sala onde eles tiram a sua foto e fazem sua carteirinha.  O custo para fazer essa carteirinha é $5.25 (aceitam apenas dinheiro) e os horários de funcionamento do lugar onde se faz elas são:

  • Segunda – Sexta: 3:00 p.m. – 7:00 p.m.
  • Sábado: 10:00 a.m. – 4:00 p.m.
  • Domingos e Feriados: Fechado
  • Primeiro e último dia útil de cada mês (Segunda a sexta, apenas): 10:00 a.m. – 7:00 p.m.

 Transfer
Você pode fazer transferências de um serviço para o outro sem pagar nada, para isso você deve pegar o transfer com o motorista do ônibus ou streetcar, ou antes da saída da estação de metrô.
O transfer também serve como prova de pagamento da passagem, por isso procure sempre tê-lo. Se você tiver metropass/daypass ou weekpass eles serão seu comprovante de pagamento da passagem.
Fique atento porém que você só pode usar o transfer uma vez e para pegar um ônibus, metrô ou streetcar, que fique em um cruzamento do lugar onde você desceu do primeiro ônibus/metrô/streetcar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s