Aniversário de Toronto

tOntem, dia 6 de março Toronto fez aniversário, a cidade comemorou 181 anos.
Apesar de ser uma cidade tão nova, Toronto tem muito a ensinar para cidades do mundo inteiro.
A coisa mais importante que eu aprendi durante a minha estadia aqui, foi respeitar o próximo, independente das diferenças. Eu nunca me senti discriminada aqui, por não ser canadense, e a população da cidade trata com o maior respeito todos os imigrantes, e grande parte da população é imigrante, por isso entendem as dificuldades que temos aqui, aguentam os nossos milhões de sorrys, quando não entendemos algo que falaram, e repetem tudo pacientemente.
É muito legal poder morar numa cidade com tanta diversidade, respeito e tolerância.
Eu era uma pessoa muito diferente antes de vir pra cá, eu costumava notar muito o jeito das pessoas, o modo como elas se vestiam, e meio que a julgá-las por isso.
E aqui eu aprendi que as pessoas não tem que me agradar, que elas são diferentes, vem de lugares diferentes, tem personalidades diferentes e que a única coisa que elas tem que fazer é se sentir bem e a única coisa que eu tenho que fazer é respeitar.
E os moradores de Toronto são assim, você pode andar de qualquer jeito na rua, (já andei até de pijama), e ninguém vai te importunar, ou te encher.
Acho que os meus parabéns não vão pra cidade, mas para cada cidadão que está construindo ela, sejam eles canadenses ou imigrantes que veem esse lugar como parte do sonho deles, obrigada pelo respeito, pela tolerância, por terem acrescentado tantas culturas diferentes na minha vida, tantos sabores maravilhosos de tantos cantos do mundo, tantos rostos diferentes, costumes diferentes, e ao mesmo tempo ter me mostrado o que nos une: somos todos iguais.
Hoje eu vi um vídeo que me tocou muito, é de um homem em pé na Yonge Dundas Square, o cruzamento mais movimentado de Toronto,  ele estava vendado de braços abertos e tinha duas placas, uma dizendo: “eu sou muçulmano, eu sou tachado de terrorista”, e a outra “eu confio em você, você confia em mim? Me dê um abraço”.
E algumas pessoas que moram aqui, foram lá e deram um abraço nele, e é isso que eu mais admiro nesse lugar, e que eu quero ver em mais e mais cidades: as pessoas que vivem aqui. Sem preconceitos, a maioria também é imigrante, ou são filhos de imigrantes, ou são canadenses que respeitam os imigrantes.
Muito obrigada a todas as pessoas dessa cidade por terem me ensinado tanto, vocês são demais e Toronto é tão amada e querida no coração de quem passa por aqui, por causa de vocês, parabéns torontonianos!
O vídeo que eu falei é esse aqui:

3 pensamentos sobre “Aniversário de Toronto

Deixe uma resposta

