#3 Viajando sem sair de casa – Filmes que se passam em SP

Hoje é sexta feira, dia de mais um “Viajando sem sair de casa”, e hoje quero convidá-los a conhecer a minha cidade: São Paulo.
Eu escolhi alguns filmes que eu já assisti e gostei bastante, e deixo a dica para quem quiser conhecer um pouco mais sobre a cidade, sem sair de casa.

1)O casamento de Romeu e Julieta – Essa comédia romântica, conta a história de um casal paulistano que se apaixona, mas diferente do Romeu e Julieta de Shakespeare, o amor deles é impossível não porque suas famílias são rivais, mas porque os seus times são rivais. Ela torce para o Palmeiras, e ele torce para o Corinthians, e isso é prato para muita confusão na vida desse casal.
É um filme que tem tudo a ver com os brasileiros, apaixonados por futebol, e que garante boas risadas.
No filme são mostrados dois estádios tradicionais da cidade: o Parque Antártica, e o Pacaembu.

2)O ano em que meus pais saíram de férias – Esse é um dos filmes mais lindos que eu já vi, pois ele consegue ser doce, engraçado, triste, retratar um período histórico e a cultura de imigrantes vivendo em São Paulo.
O ano em que meus pais saíram de férias, conta a história de Mauro, um menino que vai morar com o seu avô, um judeu que vive no bairro do Bom Retiro, porque os seus pais “saíram de férias” – por causa da ditadura militar que assolava o Brasil.
Mauro faz novos amigos, torce para o Brasil durante a Copa do Mundo de 70, e espera seus pais voltarem das férias.

3)Carandiru – O filme conta a história do presídio Carandiru, que era localizado na Zona Norte de São Paulo, e que foi palco de episódios violentos. O filme é baseado no livro do Dr. Drauzio Varella que foi médico dos presos no Carandiru. É um filme violento, histórico, baseado em fatos reais, com atuações incríveis de atores brasileiros, e que vale a pena ser visto.
O Carandiru foi desativado e parcialmente demolido em 2002, e hoje no lugar que funcionava o presídio fica a Biblioteca de São Paulo (uma das bibliotecas mais legais da cidade), o Parque da Juventude e a Etec Parque da Juventude. Todos com fácil acesso pela estação Carandiru da Linha 1 Azul do metrô.

4) Ensaio sobre a cegueira – No filme, as pessoas começam a ser afetadas por uma cegueira branca, que as faz enxergar apenas branco e mais nada. A epidemia se alastra pela cidade, e muitos infectados são mantidos em uma quarenta degradante, onde eles lutam para não perder a sua humanidade. Nessa quarentena, apenas a mulher de um médico consegue enxergar.
É um filme super impactante, que mostra uma São Paulo caótica, por causa da epidemia de cegueira; o filme é internacional e baseado na obra do escritor português José Saramago.

Conhece algum filme que se passa em São Paulo e eu não mencionei? Escreva nos comentários, assim poderei vê-los.

Para ver os outros posts dessa série, clique aqui.

Se quiser conhecer mais ainda São Paulo, aqui no blog tem uma página só para a cidade, para conhecê-la, clique aqui.

4 pensamentos sobre “#3 Viajando sem sair de casa – Filmes que se passam em SP

  1. Acho que dessa lista só não assisti O ano que meus pais saíram de casa. E sobre o ensaio sobre a cegueira não me lembro se percebi que mostrava são Paulo.
    Ah vc disse 3 mas falou de 4 filmes. Hehehehe

    • Eu super recomendo o ano em que meus pais saíram de férias, é mt bom!
      No ensaio sobre a cegueira, eles não falam que a cidade é São Paulo, mas no final do filme eles aparecem andando por pontos turísticos da cidade hahaha
      O #3 é de terceiro post da série: “Viajando sem sair de casa” hahaha
      Beijos!

  2. Oi Gabi,
    Eu adoro cinema. Sabe que dessa tua seleção só conheço o Carandiru, super desatualizada nos filmes nacionais. Vou seguir tuas dicas e tentar achar online para assistir. Beijos

Deixe uma resposta

