Praia da Joaquina – Florianópolis

O dia que nós fomos conhecer a Praia da Joaquina era o dia mais quente da semana que passamos em Florianópolis, o céu estava aberto e com sol; por isso estavámos bem animados, e a Joaca não decepcionou.
Chegamos lá, e como eu tinha esquecido de levar canga para ficar na areia, resolvi ir ficar em umas pedras, e foi uma ótima ideia: das pedras nós tínhamos uma vista linda pra praia, e ainda podiamos ver os surfistas que estavam competindo naquele dia.
joaquina-lembrancas-da-gabi01 joaquina-lembrancas-da-gabi02Sem nem saber, nós fomos na Joaquina na estréia do campeonato Oi SuperSurf de Florianópolis, e foi o primeiro campeonato de surf que eu assisti na minha vida.
A praia da Joaquina tem “altas” ondas, e um mar bem gelado, e é sede de campeonatos nacionais e internacionais de surf, esses eventos de surf, que começaram a acontecer nos anos 70, trouxeram reconhecimento para a praia.
O mar estava com bandeira vermelha, isso quer dizer que ele está perigoso, e que se deve evitar nadar e até entrar na água. Este alerta tem muita importância, e nós o respeitamos e não entramos no mar.
Pesquisando na internet, descobri que as ondas da praia da Joaquina são fortes e longas, podendo levar os banhistas mar a dentro ou para o fundo, mesmo se eles estiverem na parte rasa, e durante a maré alta é perceptível o repuxo, que é outra característica desse tipo de praia, que a deixa ainda mais perigosa.
Então acho que essa praia não é ideal para você entrar na água, mas isso não significa que você deve deixar de ir, porque é uma praia linda e que encanta só de olhar.
joaquina-lembrancas-da-gabi03 joaquina-lembrancas-da-gabi04

Se você não surfar no mar, você ainda tem uma opção, surfar na areia.
A Joaquina tem dunas enormes, e no fim do dia, umas 17h30 nós fomos até lá porque a Suzi e o Rafa queriam fazer sandboard. Eu também queria mas fiquei com medo e acabei desistindo. O rapaz que nos alugou as pranchas de sandboard, cobrou 20 reais por pessoa, e eles podiam ficar com as pranchas por 1 hora.
A Suzi já havia feito sandboard, e o Rafa fez pela primeira vez, e amou!
joaquina-lembrancas-da-gabi05 joaquina-lembrancas-da-gabi06 joaquina-lembrancas-da-gabi07 joaquina-lembrancas-da-gabi08 joaquina-lembrancas-da-gabi09
Se você é medroso como eu, vá conhecer as dunas da Joaquina mesmo assim, e se puder vá no horário do por do sol, porque a paisagem é uma das mais lindas que eu já vi na minha vida.
É o cenário perfeito para quem gosta de tirar fotos, ou para quem quer fazer um ensaio de fotos.
joaquina-lembrancas-da-gabi10 joaquina-lembrancas-da-gabi11 joaquina-lembrancas-da-gabi12 joaquina-lembrancas-da-gabi13 joaquina-lembrancas-da-gabi14 joaquina-lembrancas-da-gabi15 joaquina-lembrancas-da-gabi16
É com certeza um dos lugares mais lindos que eu já visitei na minha vida. E é um privilégio poder morar em um país tão lindo como o Brasil, e tão cheio de diversidade cultural e natural.

Para chegar lá de ônibus, pegue o 363 Joaquina, no TILAG (terminal da Lagoa da Conceição).

Para receber mais dicas, curta a página do blog no Facebook.

2 pensamentos sobre “Praia da Joaquina – Florianópolis

Deixe uma resposta

