Visita guiada ao Theatro Municipal de São Paulo

Esse sábado eu fui conhecer melhor, um dos lugares mais bonitos de São Paulo, o Theatro Municipal.
Há cerca de 2 anos atrás eu fui ao Municipal assistir uma apresentação da OSESP, e fiquei encantada com a sua beleza. Recentemente, descobri que há visitas guiadas, onde eles explicam mais sobre a história do Theatro Municipal, e o melhor: gratuitamente.
theatro-municipal-lembrancas-da-gabi-blog01As visitas guiadas, acontecem de terça-feira a sexta-feira: às 11h, 15h e 17h; sábado e feriados: às 11h, 12h, 14h e 15h. As inscrições são feitas no local a partir das 10 horas da manhã, por ordem de chegada, para todos os horários do dia, e para cada horário há 50 vagas disponíveis.
Há também a possibilidade de agendamento para grupos e também visitação em inglês, para mais informações clique aqui.
Nós fomos em um sábado, chegamos as 14 horas, e nos inscrevemos para a visita das 15 horas, fomos então almoçar, e voltamos as 14h50, e já ficamos em frente ao Theatro esperando a visita começar.

Foto: Ricardo Kleine

Foto: Ricardo Kleine

theatro-municipal-lembrancas-da-gabi-blog03

Entrada do camarote reservado ao prefeito e seus convidados.

Como nosso grupo era grande, cerca de 40 pessoas, ele foi dividido entre duas guias, para que a visita fosse melhor aproveitada.
O primeiro lugar que conhecemos foi a Sala de Espetáculos, a entrada nela está condicionada à agenda de programação artística, portanto nós ficamos pouco tempo nela, pois eles estavam ajustando as luzes, e como o palco já estava decorado para alguma apresentação, não fomos autorizados a tirar fotos, devido aos direitos autorais.
A guia nos explicou algumas coisas sobre a sala de espetáculos, ela não foi feita para peças teatrais, e sim para óperas, concertos e apresentações de dança, porque não há possibilidade de se usar microfone nessas salas, então não teria como atores (que não são cantores) se apresentarem e serem escutados.
A acústica da sala foi pensada em todos os detalhes, até mesmo nos bancos, assim não importa se você está no melhor camarote, ou no último lugar, todos vão ouvir na mesma intensidade.
A média de preços das apresentações feitas no Municipal, variam de 20 a 120 reais.
E os únicos lugares que não estão a venda, são os camarotes do prefeito, do governador e do secretário de cultura, que são reservados à eles e a seus convidados.
theatro-municipal-lembrancas-da-gabi-blog04O segundo lugar que fomos conhecer, foi o magnífico Hall de entrada, que é extremamente lindo e impressionante!
theatro-municipal-lembrancas-da-gabi-blog05
Para onde você olha, é impossível não ficar boquiaberto com tantos detalhes e opulência.
A guia nos explicou que o Theatro Municipal, assim como a cidade de São Paulo, são o que são por causa do café. Graças a riqueza que esse grão trouxe à cidade, a elite cafeeira enriqueceu, e sentia falta de um lugar para socializar, nos moldes do que eles viam na Europa. Daí surgiu a ideia de se construir um Theatro em São Paulo, que pudesse receber óperas internacionais. theatro-municipal-lembrancas-da-gabi-blog06 theatro-municipal-lembrancas-da-gabi-blog07Os barões do café que financiaram a construção do Theatro fizeram um acordo com a prefeitura da época, e ficaram isentos de impostos por 50 anos.
O corrimão da escada foi trazido pronto da Itália e foi montado aqui no Brasil.
Os arquitetos responsáveis pelo Theatro foram Ramos de Azevedo e os italianos Cláudio Rossi e Domiziano Rossi, as obras começaram em 1903, e em 12 de setembro de 1911 ele foi inaugurado.
theatro-municipal-lembrancas-da-gabi-blog08E a nossa visita terminou no Salão Nobre, onde havia pequenas apresentações, eventos e socialização da elite da época.
É outro lugar que nos deixa de boca aberta, com tanta beleza e detalhes. theatro-municipal-lembrancas-da-gabi-blog09As guias foram maravilhosas, nos passaram muito conhecimento sobre o Theatro e sobre o contexto histórico da época, e também responderam todas as dúvidas do grupo.
A visita durou 1 hora, e confesso que não vi o tempo passar.
É um passeio super legal para conhecer mais da história da cidade, e também apreciar a arquitetura do Theatro Municipal de São Paulo, e o melhor: gratuito; ou seja, cultura e arte acessível a todos.

Informações
Praça Ramos de Azevedo, s/nº
Sé – São Paulo, SP
Telefone: 55 11 3053 2100
Bilheteria: 55 11 3053 2090
theatromunicipal.org.br

Para receber mais dicas, curta a página do blog no Facebook.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s