47 segundos da sabedoria de Pepe Mujica

pepeEu sempre gosto de começar a minha semana inspirada, e uma pessoa que me inspira muito é o ex-presidente do Uruguai: Pepe Mujica.
Ele, que foi considerado um dos presidentes mais pobres do mundo, nesse pequeno discurso nos mostra a importância de não ficarmos nessa sede de consumo desenfreado.
O vídeo está em espanhol, e as legendas em inglês, por isso abaixo do vídeo, traduzi o discurso para o português.

Tradução em português
Nós inventamos uma montanha, de consumo supérfluo.
Você tem que viver comprando e jogando coisas fora.
E o que estamos gastando é tempo de vida.
Porque quando eu compro algo,
ou quando você compra algo,
não compramos com dinheiro.
Compramos com o tempo da nossa vida,
que gastamos para conquistar esse dinheiro.
Mas com esta diferença:
a única coisa que não se pode comprar é a vida.
A vida se gasta.
E é miserável gastar a vida, para perder a liberdade.

Eu sei que é muito difícil, viver numa sociedade tão consumista, e concordo com cada palavra de Pepe Mujica, quando compramos algo, estamos comprando com a nossa vida, por isso tenho tentado investir meu tempo e dinheiro em passar tempo com as pessoas que amo, viajar, comer bem, e não em comprar roupas e coisas novas.
Para quem quiser ler mais sobre o Pepe Mujica, clique aqui.

Deixe um comentário

