Biblioteca de São Paulo

parque-da-juventude-lembrancas-da-gabi13
Monteiro Lobato dizia que um país se faz com homens e livros, e eu concordo muito com isso, afinal, os livros mudaram a minha vida.
Desde pequena sempre amei ler, e fui muito incentivada pelos meus pais a manter esse hábito, e graças aos livros cresci como uma pessoa curiosa, sonhadora e apaixonada por aprender coisas novas.
Os livros abrem os nossos horizontes para mundos desconhecidos, opiniões diferentes e fazem a nossa imaginação correr solta.

Muitas pessoas não gostam de ler tanto como eu, e consideram bibliotecas lugares tediosos e velhos, se você é uma dessas pessoas, te convido a conhecer a Biblioteca de São Paulo e tenho certeza que ela vai mudar a sua visão sobre os livros.
biblioteca-de-sp-lembrancas-da-gabi
A Biblioteca de São Paulo (BSP), fica localizada no Parque da Juventudezona norte da cidade. Ela foi inaugurada em 2010, e é diferente de todas as bibliotecas que você deve ter visto.
A biblioteca tem um design colorido e inovador, lembra muito uma livraria, além disso os livros estão expostos em estantes baixas para que todos possam ver e pegar.
A intenção de criar uma biblioteca assim foi atrair o público jovem, inserindo-o no mundo da leitura, mas a verdade é que a biblioteca atraiu todo mundo: vimos crianças, jovens, adultos e idosos, usando o espaço enquanto estávamos lá.

Além de empréstimo de livros e outras mídias, também acontecem atividades culturais na BSP, para conferir a programação, é só clicar aqui.

A BSP é acessível e possui equipamentos para ajudar na leitura de deficientes visuais; possui também elevadores para deficientes físicos.
Outra vantagem dela é a localização, fica na porta do metrô Carandiru (linha 1 Azul do Metrô), além de ficar dentro do Parque da Juventude, ou seja dá pra alugar um livro e ficar lendo tranquilamente na sombra das árvores do parque.

biblioteca-de-sp-lembrancas-da-gabi2

Lente de aumento digital, para pessoas com baixa visão

Há livros de todos os tipos e assuntos: infantis, best sellers internacionais, livros de auto-ajuda, religião, literatura nacional e internacional, livros de gastronomia, fotografia e muito mais; para consultar o catálogo, clique aqui.
IMG_8477

Além de livros a BSP também oferece:
– Computadores com acesso a internet;
– CDs e DVDs;
– Áudio livros;
– Wifi;
– Cafeteria.
IMG_8434
Para desfrutar dessa maravilha é muito fácil, se você quiser apenas conhecer vai precisar de um documento com foto, para fazer um cadastro e conseguir colocar sua bolsa/mochila nos armários, pois não poderá entrar com eles. É permitido entrar na biblioteca com eletrônicos.
Se você quiser alugar livros da biblioteca também é muito fácil, precisa apenas de um documento com foto (eu levei comprovante de residência, mas não foi pedido), eles fazem o cadastro e na hora a sua carteirinha fica pronta, fiquei impressionada como é rápido!
Com sua carteirinha em mãos, você pode levar livros emprestados por 15 dias (três títulos no primeiro empréstimo, e até cinco nos empréstimos seguintes), podendo fazer uma renovação por empréstimo, se não houver reserva do livro.
As reservas e renovações de livros podem ser feitas presencialmente ou pelo site da biblioteca: bsp.org.br
Uma coisa incrível, é  que com o cadastro na BSP, você pode alugar livros também na Biblioteca Parque Villa Lobos (Zona Oeste), e vice versa.

Eu amei a BSP, e acho incrível a proposta dela de trazer o mundo dos livros para mais perto dos brasileiros de uma forma criativa e inovadora. Convido a todos a conhecerem e desfrutar desse patrimônio da cidade, que é gratuito! :)

Além da Biblioteca de São Paulo e da Biblioteca  Parque Villa Lobos, há muitas outras bibliotecas espalhadas pela cidade, então não tem problema se você mora em outra região.
Nós temos em São Paulo 107 bibliotecas municipais, elas possuem um cadastro diferente da BSP e da Biblioteca Parque Villa Lobos, mas a lógica é a mesma: com um documento com foto e um comprovante de residência, você já pode alugar seu livro e outros materiais e desfrutar de uma biblioteca gratuitamente, clique aqui e procure a biblioteca mais próxima a você.

Espero que esse post seja útil e que você venha conhecer e aproveitar uma ou muitas das bibliotecas paulistanas! :)

Para ficar por dentro de tudo que acontece em São Paulo, curta a página do blog no Facebook: Lembranças da Gabi.

Créditos: As fotos 3, 4 e 5 foram tiradas do site da Biblioteca de São Paulo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s