Símbolos de São Paulo: Mão

IMG_2788

“Suor, sangue e pobreza marcaram a história desta América Latina tão desarticulada e oprimida. Agora urge reajusta-lá num monobloco intocável, capaz de fazê-la independente e feliz.”  Oscar Niemeyer

Essa mão, aberta, erguida, imponente que se encontra no Memorial da América Latina é uma das muitas obras do maior arquiteto do nosso país (Oscar Niemeyer), que estão espalhadas pela cidade, e é também um dos símbolos de São Paulo.
A mão está aberta para os povos amigos, e nela está o mapa da nossa terra: América Latina, a cor vermelha representa o sangue do povo latino que foi derramado por guerras, exploração, luta, ditaduras e a vontade de ser livre, independente e feliz…

Muitas vezes eu conheço tanto de outros países, de outras culturas e tão pouco sobre o meu continente, que é tão lindo, tão rico em povos, cultura, gastronomia e história.
Interpreto essa obra, como um convite a todos nós, latino americanos, a nos orgulharmos do nosso continente, da nossa história, da nossa cultura, da nossa terra e do nosso povo; um convite para abrirmos o nosso coração para a América Latina, nos unirmos e nos surpreendermos com ela.
Na base da obra há uma frase que resume tudo que esse símbolo significa: “O sentimento da unidade latino-americana, é o limiar de um novo tempo. O esforço de organização para eliminar a opressão dos poderosos e construir um destino maior e mais justo é o compromisso solene de todos nós.” Orestes Quercia

Muitas vezes procuramos um tesouro no mundo inteiro, e mal sabemos que ele está enterrado bem no nosso jardim.

Esse lindo símbolo fica localizado na Praça Cívica no Memorial da América Latina, um ótimo lugar para conhecer e se encantar aqui em São Paulo.

IMG_2785
Memorial da América Latina
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda, São Paulo 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s