Vantagens de ser turista na sua cidade

Geralmente não damos muita bola pro lugar onde moramos, já ouvi vários cariocas falarem que não conhecem o Cristo Redentor, e vários paulistanos que não conhecem o Mercado Municipal e por aí vai… Acho que isso acontece, por comodismo nosso, como moramos na cidade acabamos sempre adiando esses passeios pois achamos que teremos todo o tempo do mundo para fazê-lo.

Em 2014, eu fui fazer um intercâmbio em Toronto, Canadá; e morei por 1 ano e 4 meses lá. E acredite se quiser, nesses 16 meses que eu morei em Toronto, eu conhecia a cidade como a palma da minha mão; fiz o meu máximo para conhecer todos os pontos turísticos, todas as feiras, restaurantes, parques, museus, etc.. Porque como eu sabia que meu tempo era limitado, queria aproveitar tudo ao máximo.

Depois de ter aproveitado tanto minha estadia em Toronto, voltei pra São Paulo decidida: iria conhecer e desbravar a cidade, sem ficar adiando e esperando… Já estou há mais de 1 ano morando aqui de novo, e fico feliz de dizer que já conheço várias lugares que sempre quis ir, e acabava adiando, e aproveito para compartilhar com vocês quais são as vantagens de se viver como um turista na sua cidade:

1. Você pode conhecer todos os pontos turísticos da sua cidade com calma
becodobatman-lembrancasdagabi03
Quando estamos viajando, procuramos em guias, blogs e sites o que fazer na cidade que vamos conhecer, e não sei vocês, mas eu nunca consegui fazer tudo que eu gostaria, tanto quando eu visitei cidades grandes como: Florianópolis, Nova York e Montreal, quanto quando eu visitei cidades pequenas como: Campos do Jordão, Monte Verde e Quebec City.
Mas na sua cidade, você pode enumerar cada ponto turístico interessante dela e conhecê-los com calma, aproveitando tudo que eles tem a oferecer, e você sempre conseguirá ver todos, a final tempo não vai ser problema.

2. Você pode frequentar sempre seus lugares favoritos
paulista-aberta-lembrancas-da-gabi-blog01

Quando eu conheci Florianópolis, um dos lugares que eu mais amei foi a Lagoa da Conceição, como eu queria conhecer cada cantinho, cada restaurante e aproveitar muitos dias naquele lugar.
E quando somos turistas, com apenas algumas semanas para conhecer uma cidade, não podemos viver como quem mora lá.
Então o benefício de você fazer o tópico 1 desse post, é que você vai poder frequentar quantas vezes quiser, os pontos turísticos que você mais gostar. E você só pode fazer isso em um lugar: a cidade que você mora; então aproveite!!!
Aqui em São Paulo, um lugar que eu amo frequentar é a Avenida Paulista, amo conhecer os restaurantes, museus, parques e outras atrações culturais ao redor dela; e pelo menos 1 vez por mês vou a Paulista, aproveitar tudo que o meu ponto turístico preferido tem a oferecer. 

3. Você pode conhecer os segredinhos da sua cidade
fundacao-maria-luisa-lembrancas-da-gabi-blog
Quando estamos turistando em outros lugares dificilmente conseguimos fazer passeios fora da rota das atrações turísticas. Mas na nossa cidade, é possível conhecer lugares incríveis que estão fora dos guias.
Um exemplo aqui em São Paulo (que eu ainda não conheço, mas estou doida para conhecer), é a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano.
O Oscar Americano, um tempo depois do falecimento de sua esposa Maria Luisa doou à cidade de São Paulo a casa onde eles viveram com seus filhos por 20 anos, sua coleção de obras e um extenso parque ao redor da casa. Fala sério, que presentão para quem mora aqui, não é mesmo?
Nesse lugar lindo, além de podermos apreciar a coleção de arte do casal, podemos ter momentos de paz no verde do parque e ainda tomar um brunch ou chá da tarde na Fundação.
Esse e outros lugares incríveis e fora do radar, só podem ser conhecidos se resolvermos nos aventurar na nossa cidade.

4. Você não tem que esperar as férias ou os feriados para passear e se divertir
4
Qualquer fim de semana pode ser sinônimo de passeios legais e lugares novos para conhecer, então, não espere as férias ou feriados para ‘viajar’, viaje toda semana na sua cidade!

5. Você pode aproveitar todos os festivais o ano inteiro
chaves-memorial-lembrancas-da-gabi-blog2

Existem festivais gastrônomicos, culturais, musicais, entre outros, acontecendo na cidade o ano inteiro.
E para um turista de fora conhecer esses festivais, ele tem que se planejar com muita antecedência, mas os turistas moradores da cidade, só tem que fazer duas coisas: sair de casa e aproveitar! :)
Por exemplo, aqui em São Paulo temos o Festival de Sopas da Ceagesp, que acontece de maio até agosto; temos o lindo Festival das Cerejeiras no Parque do Carmo, que acontece no começo de agosto; sem falar na Virada Cultural e na Virada Esportiva; e nas exposições maravilhosas que de tempos em tempos acontecem por aqui.

6. Você vai se apaixonar pelo lugar em que você mora
IMG_2774
Depois de conhecer a sua cidade, você vai ver que ela não era tão ruim assim, rs… E aos poucos você vai se apaixonar por um parque, por uma rua, por um bairro, por um evento, e quando ver, você vai amar morar onde mora e desfrutar de tudo que sua cidade te proporciona.
Isso já aconteceu comigo em Toronto, e hoje acontece comigo em São Paulo, e posso dizer que não há nada melhor do que amar o lugar onde moramos!

Gostou desse post? Tem alguma outra vantagem que você conhece e que eu não falei? Não deixe de comentar aqui em baixo, para eu saber… Conte também onde você mora e quais são os pontos turísticos e os segredinhos que você mais gosta na sua cidade!

2 pensamentos sobre “Vantagens de ser turista na sua cidade

  1. Você tem razão, eu moro no Rio de Janeiro e nunca fui ao Cristo Redentor, mas já fui em alguns outros lugares bem conhecidos, como o Pão de Açúcar, Floresta da Tijuca, Feira de tradições Nordestinas, as praias, etc. Minha maior paixão são as praias e um dos lugares preferidos, não para estar porque não dá pra parar só passar pois é uma estrada, é o elevado do Joá, adoro passar por ali e contemplar a visão que me proporciona. Tenho muitos outros lugares para conhecer e pretendo ir. Lindo post, bjs.

    • Obrigada pelo comentário Paty!
      Também ainda não conheci alguns pontos turísticos famosinhos aqui de São Paulo, mas estão na lista hahaha
      Eu visitei o Rio só uma vez e fiquei só 3 dias na cidade, amei as poucas praias e pontos turisticos que conheci !
      Quero voltar em algum feriado ou férias pra conhecer outros lugares lindos!
      Fico feliz que gostou do post e amo quando vc faz post de praias ou outros locais do Rio!
      Beijos!! :)

Deixe um comentário

