Um tour pela biblioteca central de Los Angeles

biblioteca-los-angeles-lembrancasdagabi-blog1
A biblioteca central de Los Angeles (Central Library), fica localizada no centro da cidade, próximo ao US Bank Tower, onde fica localizado o OUE Skyspace.

Durante a minha visita à cidade, tive a oportunidade de fazer um tour guiado pela biblioteca, a guia se chamava Sarah, ela trabalhava na biblioteca, e se interessava por arquitetura e decidiu organizar o tour para contribuir com o conhecimento das pessoas.
biblioteca-los-angeles-lembrancasdagabi-blog2
É interessante ressaltar que como a biblioteca possui todo um simbolismo de conhecimento, falarei mais sobre isso na frente, ela possui diversos projetos sociais para ajudar a população de Los Angeles. Eles possuem projetos como alimentação gratuita para crianças de famílias mais carentes, esse projeto acontece durante as férias escolares já que muitas crianças só almoçavam na escola e não teriam o que comer nas férias, outro projeto é oftalmologista gratuito para crianças, a biblioteca também oferece diversos cursos para adultos incluindo supletivos e até programas para ajudarem desempregados a procurarem empregos.

Ela teve sua inauguração em 1926, o arquiteto responsável pela obra foi Bertram Goodhue e foi o seu último projeto, ele veio a falecer em 1924 durante as obras da biblioteca. Neste projeto, o artista Lee Lawrie foi um contribuidor, com as esculturas externas e internas, ele e Bertram já haviam trabalhado em inúmeros projetos juntos.

No seu lado exterior, existe um jardim chamado de Maguire Gardens, em homenagem a Robert Maguire, que foi responsável pela sua grande contribuição na preservação do Edifício Goodhue e nas restaurações após o grande incêndio de 1986. O jardim é uma área muito gostosa de se ficar, cheia de sombras e bem fresco, quando passei por lá vi diversas pessoas aproveitando a sombra para ler um livro, comer seu almoço ou simplesmente descansar.
biblioteca-los-angeles-lembrancasdagabi-blog4
O interessante do exterior da biblioteca são as esculturas e frases que existem em suas paredes, é interessante ressaltar que Goodhue quis passar uma mensagem com o seu design, vocês irão notar que espalhado pela biblioteca existem muitas referências ao Sol, luz e fogo, isso se deve pelo motivo de ele querer passar uma mensagem que aquele lugar possuía conhecimento e a “Luz do conhecimento”, um lugar onde você iria para aprender e assim se tornar mais iluminado.
biblioteca-los-angeles-lembrancasdagabi-blog5
No exterior é possível notar diversas esculturas de grandes pensadores como Sócrates, Da Vinci e Newton, juntos com lindas frases como “Books invite all, they constrain none”(Livros convidam todos, eles restringem ninguém).
biblioteca-los-angeles-lembrancasdagabi-blog6
No topo da biblioteca, é possível notar o Sol e uma tocha, representando a Luz do Conhecimento.
biblioteca-los-angeles-lembrancasdagabi-blog7
Ainda no exterior da biblioteca há o sino da paz mundial, ele é reconhecido internacionalmente como um símbolo da paz mundial, e foi feito com moedas e medalhas doadas por 103 países e representa um laço entre as nações do mundo.
biblioteca-los-angeles-lembrancasdagabi-blog8
biblioteca-los-angeles-lembrancasdagabi-blog9
No seu interior, temos diversas artes também, como as esfinges e a deusa egípcia, novamente elas possuem diversos simbolismos como a vara que a deusa segura que é em formato de tocha, novamente representando a Luz do conhecimento. As esfinges são as protetoras dela e ambas possuem frases em grego, o interessante é que as frases foram escritas em grego de forma proposital, seguindo toda a ideia de conhecimento por trás do design, Lee Lawrie resolveu fazer isso para incentivar que as pessoas que passassem por ali, fossem estudar para poder decifrar o seu significado.
biblioteca-los-angeles-lembrancasdagabi-blog3
Bem próximo dessas esculturas temos o local que era o coração da biblioteca em sua inauguração, onde ficavam todos os livros e onde era possível realizar os empréstimos. O local é cercado por artes maravilhosas, se você olhar para o teto irá ver uma arte feita por Lawrie. Nesta mesma ala, existem painéis contando uma breve história da Califórnia, são quatro painéis, o “A Era do Descobrimento”, “Construção das Missões”, “Fundação do Povo de Los Angeles” e “Americanização da Califórnia”. Vale ressaltar que esses painéis foram feitos numa época e por uma classe específica, então notamos os índios como inferiores e servido aos brancos, portanto é a história contada pelos brancos. Durante o tour pela biblioteca a guia me disse que havia um projeto onde os índios iriam contar a história do ponto de vista deles.
biblioteca-los-angeles-lembrancasdagabi-blog10
biblioteca-los-angeles-lembrancasdagabi-blog11
Por volta de 1960, a biblioteca sofria com más condições e precisava de uma restauração, com isso surgiu uma grande discussão de como revitalizá-la mas preservando-a, esse debate durou algumas décadas e em 1983 havia um plano para a revitalização da biblioteca. Porém em 1986 houveram dois incêndios na biblioteca e em 1987 um terremoto piorou ainda mais a situação, a biblioteca foi então fechada e reaberta somente em 1993, já com uma ala nova e revitalizada.
biblioteca-los-angeles-lembrancasdagabi-blog12
A nova ala tem uma estética mais moderna e contém diversos departamentos, como de Línguas e Mapas. O acervo de mapas deles é gigantesco, possuindo os mais variados mapas, a guia me disse que se eu perguntasse eles teriam diversos mapas sobre o Brasil por exemplo.
biblioteca-los-angeles-lembrancasdagabi-blog13
Com essa renovação, novos projetos de arte também foram realizados e novamente todos eles procurando manter os simbolismos de conhecimento estabelecido por Goodhue e Lawrie.
biblioteca-los-angeles-lembrancasdagabi-blog14
A biblioteca como viram é maravilhosa e possui uma história muito interessante! Super recomendo que você reserve uma hora do seu tempo quando estiver em Los Angeles para fazer esse tour gratuito.

Para ver todos os posts sobre Los Angeles, clique aqui.

Biblioteca Central de Los Angeles
Endereço: 630 W. 5th Street – Los Angeles, CA 90071
Telefone: (213) 228-7000
Horários: Segunda à quinta – 10 AM às 8 PM
Sexta e Sábado – 9h30 AM às 5h30PM
Domingo – 1 PM às 5 PM
Quanto? Gratuito
[site]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s