Transporte público em Los Angeles: informações e dicas

Hoje no blog iremos falar sobre o transporte público de LA!
Durante a semana que passei lá eu me locomovi usando somente transporte público, então queria contar para vocês como foi a minha experiência.

Em primeiro lugar, uma coisa que é super famosa em LA é que o trânsito de lá é horrível, apesar disso ser famoso e super comentado, eu não fazia a menor ideia. Outra coisa pela qual a cidade é famosa é que ela foi feita para quem tem carro, como a maior parte das cidades dos EUA, portanto o transporte público não é dos melhores e isso torna a locomoção difícil.

Uma das minhas maiores dificuldades antes de ir para lá foi entender como o transporte público funciona e mesmo depois de estar lá eu ainda não entendi direito. Uma das coisas que fiz ao chegar foi comprar o Weekly Pass numa estação do Metro Rail, antes de entrar em mais detalhes sobre o Weekly Pass, é importante ressaltar que pelo o que entendi o transporte de lá é dividido em três “áreas”, temos o Metro Rail que é o metrô de LA mas que também funciona como um bondinho pois em certas áreas ele anda na rua entre os carros, outra são os ônibus convencionais e comuns como qualquer ônibus do Brasil e por fim os ônibus Dash, que são ônibus comuns mas que fazem algumas linhas específicas.

Ao pesquisar na internet, eu tive a impressão de que o Weekly Pass serviria para qualquer transporte público que eu usasse e que seria ilimitado durante uma semana.
O preço do cartão foi 26 dólares, 25 pelo passe semanal e 1 dólar pelo cartão. Eu comprei em uma máquina na entrada do metrô, fica um aviso que nas estações que eu passei eu não vi nenhum tipo de caixa com pessoas para atender que nem temos aqui no Brasil, a máquina aceita notas, moedas e cartões de crédito/débito, eu comprei com cartão e não tive o menor problema.

Infelizmente ao começar a usar o cartão percebi que ele não funcionava para tudo, ele só poderia ser usado com os ônibus Dash e o Metro Rail, os ônibus convencionais exigiam que eu pagasse e dependendo de onde eu estivesse era uma taxa diferente.

É importante ressaltar que LA é um lugar gigantesco e que na verdade existem diversas cidades ao invés de uma só, para exemplificar Beverly Hills é considerada uma outra cidade e não só um bairro como eu achava, Santa Monica também.
Isso faz com que as cidades tenham seu próprio transporte, em Santa Monica, por exemplo, temos o Big Blue Bus que é o ônibus local, e que tem uma tarifa diferente e com transferência paga.

Quanto ao Metro Rail, se você mora em São Paulo como eu, e está acostumado com o nosso metrô, prepare-se para esperar. Em pleno horário de pico tive que esperar 16 minutos por um metrô.
transporte-em-los-angeles-lembrancasdagabiblog1Apesar de todas as críticas aqui feitas, queria ressaltar que é possível sim conhecer a cidade de transporte público, só tenha em mente que os tempos de espera são grandes e um trajeto que poderia ser feito em cerca de 20 minutos de carro pode levar  40 minutos ou mais de transporte público, pois como eu disse a cidade foi projetada para quem tem carro.

Para mais informações sobre o transporte público de Los Angeles, esse texto em inglês é bem explicativo.

Deixe um comentário

