Exposição Beatlemania Experience

beatlemaniaexperience-lembrancasdagabiblog12
Uma coisa que eu amo sobre morar em São Paulo, é que todos os anos acontecem várias exposições incríveis na cidade.

A última que eu fui conferir foi a Beatlemania Experience, uma exposição incrível que nos conta um pouco da história desse quarteto de meninos talentosos, que ganharam o mundo inteiro com suas músicas.

Ao entrarmos na tenda de 2 mil metros quadrados somos praticamente transportados para o Reino Unido pós Segunda Guerra Mundial, e um vídeo super rápido, nos dá uma breve introdução sobre o nascimento e as origens de Paul, George, John e Ringo.
beatlemaniaexperience-lembrancasdagabiblog4

Logo depois do vídeo, nós vamos para o pátio da igreja de St Peter em Liverpool, onde é recriado o momento do nascimento dos Beatles, porque foi em um show nesse mesmo local que John Lennon e Paul McCartney se conheceram.
A exposição traz alguns detalhes bem interessantes sobre a vida dos Beatles, como o boletim de John Lennon, de quando ele frequentava a Quarry Bank High School, e os comentários sobre o músico não eram nada bons, diziam que ele era uma pessoa medíocre e sem futuro. Não poderiam estar mais enganados, pois hoje sabemos que não houve nada de medíocre e sem futuro na vida de um dos músicos mais talentosos que já existiu.
E o nome da primeira banda de John era uma referência à escola onde ele estudou: Quarrymen (Homens de Quarry).

Saindo do pátio da igreja de St Petters, fomos conhecer o Cavern Club, o bar onde os Beatles se apresentaram 292 vezes!
Essa parte da exposição conta um pouco da história do Cavern Club e também recria o ambiente do bar com um palco com os instrumentos que os Beatles tocavam, e algumas mesinhas…
beatlemaniaexperience-lembrancasdagabiblog3
beatlemaniaexperience-lembrancasdagabiblog1

Na Sala Beatlemania, encontramos vários objetos de colecionadores, desde álbuns de figurinhas, quebra cabeças, lancheiras, a capa do disco Help autografado pelos 4 Beatles em 65 e um cartão sobre o filme os reis do Ié-Ié, com o carimbo da censura federal (o filme estreou no Brasil em plena ditadura militar).
beatlemaniaexperience-lembrancasdagabiblog6
Na exposição há uma sala com vários óculos de realidade virtual, ao colocarmos os óculos e os fones de ouvido somos transportados para um show dos Beatles, eu nunca tinha experimentado nenhum óculos de realidade virtual antes e foi uma experiência super bacana.

Os Beatles foram considerados a primeira banda a fazer uma turnê mundial, viajando por vários países, porém esses tours não duraram muito tempo, tanto por problemas políticos, quanto por declarações polêmicas, o quarteto resolveu deixar de fazer turnês e também de se apresentar em público.
O lado bom disso é que eles tiveram mais tempo para se dedicar as suas famílias, e também mais liberdade criativa para os seus álbuns.
beatlemaniaexperience-lembrancasdagabiblog7
O estúdio se tornou então a única porta de comunicação dos Beatles com o mundo, não apenas por ser onde eles produziam seus discos, mas também por haver uma peregrinação de fãs na porta do estúdio, para ter a chance de ver e conhecer seus ídolos.
Um desses fãs era uma brasileira, a Lizzie Bravo, que quando fez 15 anos, ela ganhou dos pais uma passagem para a Inglaterra para realizar o sonho de assistir um show dos Beatles. Ela morou na Inglaterra por algum tempo e estava sempre indo para os estúdios para conversar com os Beatles, muitas fotos da exposição pertencem ao acervo pessoal da Lizzie. Ela acabou sendo convidada pelos Beatles para fazer backing vocal na música Across the Universe.
Sonho de todo fã, não é mesmo?

beatlemaniaexperience-lembrancasdagabiblog9

We all live in a yellow submarine…

Depois do Yellow Submarine chegamos na sala que mostra a última vez que os Beatles tocaram, que foi no topo do prédio da Apple em Londres, no dia 30 de janeiro de 1969.
Nessa sala também fica uma réplica da guitarra do George Harrison, que vale 500 mil dólares.
beatlemaniaexperience-lembrancasdagabiblog10
beatlemaniaexperience-lembrancasdagabiblog11
Quase no final da exposição chegamos na Abbey Road, e nela há um fotografo tirando fotos do público, que podem ser levadas como souvenirs, por 15 reais.
beatlemaniaexperience-lembrancasdagabiblog13

Por fim, há salas dedicadas a cada um dos integrantes da banda.
beatlemaniaexperience-lembrancasdagabiblog8
E após isso, uma lojinha de souvenirs, para quem quiser levar alguma lembrança para casa.
beatlemaniaexperience1 Por cerca de uma hora, nós nos esquecemos completamente que estávamos em São Paulo, fizemos uma viagem no tempo através da história dessa banda que marcou e ainda marca muitas gerações.

Beatlemania Experience
Data: De 24 de agosto a 30 de setembro
Local: Shopping Eldorado – Av. Rebouças, 3970 – Pinheiros
Quanto: R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia)
Ingressos podem ser adquiridos pelo site: www.ingressorapido.com.br

Para ficar por dentro de tudo que acontece em São Paulo, curta a página do blog no Facebook

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s